24 setembro 2014

PN x Cesárea

Imagem retirada do Google

Admiro de verdade mulheres que optam e conseguem realizar o parto normal.
Na minha 1ª gestação não conseguia nem me imaginar num parto normal, tanto é que optei já de cara pela cesárea. E não foi por falta de informação. Pelo contrário. Meu médico desde o início se mostrou a favor do parto normal pra mim. Me informei muito, vi vídeos, li relatos, analisei os prós e os contras e no final das contas o meu medo da dor, medo de não conseguir e necessidade de planejamento falaram mais alto.
E minha cesárea foi muito tranquila, fui muito bem tratada, respeitada e acredito que naquele momento foi a escolha certa, apesar de ter sido de surpresa, já que foi marcada para dia 11/10 e no dia 06/10 a bolsa estourou. Que alívio! Fui pega de surpresa e foi a melhor coisa que podia ter acontecido. Cheguei a sentir as contrações, de 4 em 4 minutos e estava com 2cm de dilatação.
Mas já tinha optado pela cesárea.

Assim que engravidei do Lucas fui mais a fundo em informações sobre PN e conforme ía me familiarizando com o assunto meu medo que era enorme antes já não era mais tão grande.
Já me passava pela cabeça a possibilidade de passar por um PN. Mas não abracei a causa com unhas e dentes e pra falar a verdade isso era só uma possibilidade mesmo, não um objetivo de vida. Perguntei para o médico se haveria alguma chance de um PN com ele e ele prontamente me disse que somente se eu chegasse no hospital já bem dilatada e se tudo estivesse perfeito comigo e com o bebê.

Não adianta, a maioria dos nossos médicos não querem se comprometer em realizar um PN após uma cesárea. E eu não queria brigar por algo que eu não tinha ainda certeza se queria ou não.
Acho que porque a minha cesárea foi tão tranquila eu não me importava se tivesse que realizar outra.
Mas lógico, sempre ficava pensando: será que terei a mesma sorte de pegar uma equipe boa como a que peguei? Será que dessa vez a anestesia vai ser tão tranquila quanto da outra vez? Será que chegarei a sentir novamente a bolsa romper, tendo a certeza de que meu bebê está pronto pra vir ao mundo? Será? Será?
O fato é que decidi novamente pela cesárea mas estou aqui torcendo pra que eu entre em trabalho de parto antes e que na hora a gente analise e decida o que será melhor.
Será no dia 29 de setembro às 13h30 e estarei com 39 semanas e 1 dia.
(Isso se ele não quiser nascer antes. Hoje, por exemplo é mudança de lua... quem sabe...)

Tenho muitas amigas adeptas ao "parto humanizado" e sei que ficariam felizes em ler que eu também optei pelo mesmo tipo de parto, afinal quando a gente passa por algo muito bom quer que todas as outras mulheres possam e consigam passar pelo mesmo. Sei das boas intenções.
Mas a minha decisão foi essa e cabe a mim, somente a mim, tomá-la e arcar com suas consequências.

Sou uma mãe apaixonada e realizada e o tipo de parto que optei não muda em absolutamente nada o que sinto por meus filhos e o que eles sentem e/ou sentirão no futuro por mim.

Vem Lucas!
Muito amor te espera!!!

5 comentários:

irineu l junior disse...

ironia do destino ... a Cintya fez esse post hj a tarde as 15:00 .... por volta das 18:30 a bolsa estourou e o lucas nasceu... de surpresa ....e de cesárea, claro !!

Cláudia Leite disse...

Oi Cintya!
Bom, você deve saber das minhas escolhas, que diferem das suas, mas nem por isso deixo de admirá-la como mãe! O parto é um evento, uma escolha da mãe, é um momento único, mas passa. Temos que fazer muitas outras escolhas muito importantes também, sobre muita coisa, amamentação, e coisas do tipo, que fazem toda a diferença para nossos bebês, porque perduram por meses essas escolhas.
Gostei da forma como você expôs e se expressou!

Bjão e que Lucas venha com muita saúde!!!

Anne kelly disse...

Também penso dessa forma amiga, você tem que se sentir bem em relação à sua escolha, que Deus abençoe o parto do Lucas e que seja o que ele decidir por vocês! Beijos

paty disse...

Eu tb fiz e faria novamente a cesária, tenho muito medo do parto normal...

E ta chegando a hora!!!!! que esse baby venha ao mundo cheio de saúde pra somar a felicidade na vida da sua familia.

Bjusssss

Blog Simples e Doce disse...

Ansiosa pelo restante do relato *--*
Bem vindo Lucas :)